sábado, 7 de janeiro de 2017

Um camarada deixou-nos



Lamentamos a morte do militante anarquista e membro da CNT Espanha, José Luis Garcia Rua. Garcia Rua faleceu pacificamente na manhã de sexta, dia 6 de Janeiro, com 93 anos. Rua nasceu em 1923 nas Astúrias, Espanha. O seu pai tinha sido membro da CNT, morrendo na frente de Oviedo durante a Guerra Civil. Em 1939, foi forçado ao exílio em França, eventualmente acabando num campo de concentração de Argelers e Barcarés, no entanto conseguindo voltar um ano depois.

Garcia Rua começou a sua carreira enquanto académico, mas trabalhou na construção, minas e metais. Envolveu-se com a atividade anti-franquista e foi reprimido pelo seu papel numa greve de mineiros. Perdeu o seu trabalho na academia durante algum tempo, porém tornou-se professor de filosofia na Universidade de Granada nos anos 70,. Em 1977, depois da morte de Franco, foi escolhido Secretário da região Andalusa da CNT, uma posição em que esteve duas vezes. Entre 1986-1990, serviu como Secretário Geral da CNT e de 1997-2000, como Secretário Geral da AIT-IWA.

É autor de numerosos artigos e livros, ambos relacionados com anarco-sindicalismo tal como os seus interesses académicos. No 1º de Maio de 2016, deu um discurso apaixonante sobre a Associação Internacional dos Trabalhadores, pedindo aos camaradas para continuarem a tradição do anarco-sindicalismo militante. Este foi o último discurso feito em público.

Mandamos as nossas condolências à sua família.


O Secretariado da AIT